29 de nov. de 2012

LILITH

Lilith (ou Lilit) é um demônio feminino da mitologia Babilônica que habitava lugares desertos. Esta é referida em diversos textos antigos sendo o mais notável o Antigo Testamento. 
Lilith é também referida na Cabala como a primeira mulher do bíblico Adão, sendo que em uma passagem (Patai 81: 455f) ela é acusada de ser a serpente que levou Eva a comer o fruto proibido.
 No folclore popular hebreu medieval, ela é tida como a primeira mulher criada por Deus junto com Adão, que o abandonou, partindo do Jardim do Éden por causa de uma disputa sobre igualdade dos sexos, passando depois a ser descrita como um demônio. 
De acordo a interpretação da criação humana no Gênesis feita no Alfabeto de Ben-Sira, entre 600 e 1000 d.C, Lilith foi criada por Deus com a mesma matéria prima de Adão, porém ela recusava-se a "ficar sempre por baixo durante as suas relações sexuais". Na modernidade, isso levou a popularização da noção de que Lilith foi a primeira mulher a rebelar-se contra o sistema patriarcal e a primeira feminista. 
Ela é também associada a um demônio feminino da noite que originou na antiga Mesopotâmia. Era associada ao vento e, pensava-se, por isso, que ela era portadora de mal-estares, doenças e mesmo da morte. Porém algumas vezes ela se utilizaria da água como uma espécie de portal para o seu mundo. Também nas escrituras hebraicas (Talmud e Midrash) ela é referida como uma espécie de demônio. A imagem mais conhecida que temos dela é a imagem que nos foi dada pela cultura hebraica, uma vez que esse povo foi aprisionado e reduzido à servidão na Babilônia, onde Lilith era cultuada, é bem provável que vissem Lilith como um símbolo de algo negativo. Vemos assim a transformação de Lilith no modelo hebraico de demônio. Assim surgiu as lendas vampíricas: Lilith tinha 100 filhos por dia, súcubus quando mulheres e íncubus quando homens, ou simplesmente lilims. Eles se alimentavam da energia desprendida no ato sexual e de sangue humano. Também podiam manipular os sonhos humanos, seriam os geradores das poluções noturnas. Mas uma vez possuído por uma súcubus, dificilmente um homem saía com vida. Algumas vezes Lilith é associada com a Deusa grega Hécate, "A mulher escarlate", uma Deusa que guarda as portas do inferno montada em um enorme cão de três cabeças, Cérbero. 
Hécate, assim como Lilith, representa na cultura grega a vida noturna e a rebeldia da mulher sobre o homem. 

 [SUCCUBUS: A aparência do succubus varia, mas, em geral, elas são descritas como detentoras de uma sedutora beleza, muitas vezes com asas de morcego e grandes seios. Elas também têm outras características demoníacas, tais como chifres e cascos. Às vezes, aparecem como uma mulher atraente em sonhos que a vítima parece não conseguir retirar da sua mente. Elas atraem o sexo masculino e, em alguns casos, o macho "apaixona-se" por ela. Ela permanece lentamente a retirar-lhe energia até à sua morte por exaustão. Outras fontes dizem que o demônio irá roubar a alma do macho através de relações sexuais.]
Fonte:Wikipédia.



26 de nov. de 2012

NINJAS



Foram os criadores de uma arte marcial japonesa conhecida como ninjutsu. "Trata-se de um conjunto de táticas de espionagem e assassinato, praticadas por guerreiros mascarados, especialistas em truques fraudulentos", diz o historiador Masanori Fukushima, da Universidade Takushoku, no Japão. Não se sabe onde termina a história e começa a lenda, pois, por ser uma técnica de espiões, o ninjutsu era secreto e transmitido apenas oralmente. Acredita-se que tenha surgido no reinado do imperador Shotoku (718-770) e se difundido por todo o Japão durante o período conhecido como Sengoku (1467-1568). O país passava por diversas guerras civis e as técnicas ninja começaram a ser adotadas por famílias que habitavam as montanhas no centro da ilha de Honshu, a maior do Japão. Quando necessário, as famílias se uniam para combater inimigos comuns.
Os ninjas praticamente desapareceram durante o período Edo (1603 a 1868), quando acabaram as guerras internas. Nessa época, as famílias ninja foram repudiadas pela sociedade feudal vigente, submetidas a taxas de impostos exorbitantes e à perseguição. Apesar disso, o ninjutsu continuou a existir, mais secreto ainda. Os principais inimigos dos ninjas eram os samurais, que ajudavam a manter o poder dos senhores feudais.
No período seguinte da história do Japão, iniciado com o império de Meiji, em 1868, tanto os samurais quanto os ninjas foram proibidos de usar armas. O objetivo de Meiji era integrar o país à era moderna e a0 resto do mundo. No início do século 20, porém, os ninjas voltaram a ser usados como espiões, durante a ocupação da Manchúria, na China, pelo Japão.
Truques furtivos e ataques letais Conheça as principais técnicas ninjutsu para atacar e se esconder Mokuton quer dizer "uso da árvore". O ninja se esconde atrás de troncos ou agita galhos para desviar a atenção do oponente
Suiton é o "uso da água". O guerreiro pode ficar várias horas submerso, respirando por finos tubos de bambu, ou distrair o inimigo com o ruído da água
Doton, ou "uso do solo e das pedras". Formações rochosas ou buracos no solo são usados para se esconder
As roupas escuras, para não se fazer notar, fizeram os ninjas ficarem conhecidos como "guerreiros das sombras"
Kinton é o "uso do metal", para ofuscar a visão do inimigo refletindo luzes brilhantes ou distraí-lo com ruídos
Katon, ou "uso do fogo". A atenção do oponente é desviada por meio de truques pirotécnicos ou fumaça de pólvora
O combate corpo a corpo é chamado pelos ninjas de jutaijutsu. Na hora de atacar, procuram sempre desarmar o inimigo
Durante a luta, o objetivo é acertar os pontos vitais ou arrebentar os ossos dos adversários
Arsenal afiado As técnicas de combate ninja se valem de um variado estoque de armas das mais temíveis A espada
Era a arma mais valorizada no combate. O fato de as técnicas ninjas serem desconhecidaspelos samurais, também lhes dava vantagem
Kusari-gama
Originalmente desenvolvida por fazendeiros, tanto para arar a terra quanto para defesa pessoal. Foi usada num primeiro momento pelos samurais e, depois, adotada pelos ninjas
Kusari-fundo
Correntes usadas para deter a espada do oponente - e também para estrangulá-lo
Shuko
Munhequeira com garras afiadas para deter golpes de espada, mas também úteis em escaladas
Kyoketsu-shogei
Corrente com punhal e gancho nas extremidades, para desarmar ou atingir os adversários à distância.
Shuriken
Estrelas de metal pontiagudas, lançadas à distância, para matar atingindo os órgãos vitais.

(Fonte:Mundo Estranho/Editora Abril)

Treinamento de um Samurai



Entre os séculos 12 e 19, famílias de guerreiros formavam os soldados de elite do Japão – o treino começava aos 3 anos de idade. Os samurais surgiram durante a consolidação do sistema feudal do país e experimentaram o auge no século 15, quando o arquipélago tinha 260 pequenos estados rivais.
Os guerreiros eram vizinhos dos senhores feudais, vivendo em castelos, com acesso a fundição de ferro (para a manufatura de armas), pasto e armazéns para comida, roupa e armas. No século 18, eram tão numerosos que passaram a ocupar funções burocráticas no governo e, ao final do século 19, foram incorporados ao exército. Nessa época, chegaram a ser 2 milhões (6% da população nipônica).
No século 20, já fora de combate, famílias de samurais deram origem a grandes grupos empresariais do país, como Mitsubishi e Mitsui.
Controle total - Além de educar a mente, os samurais dominavam os movimentos e os limites do corpo
Exercício mental
Todo samurai sabia ler e escrever. Quem ensinava era a mãe, que também instruía as meninas em matemática financeira – quando cresciam, elas controlavam as contas do lar. As crianças praticavam séries de exercícios (katas) que serviam para meditar e controlar o corpo. Os katas originaram o judô e o caratê.
Caça a cavalo
Nos primeiros cinco séculos de existência, os samurais eram cavaleiros armados de arco e flecha (yumi). O treino de luta começava com o jovem atirando, montado, contra cachorros presos por correntes – o objetivo era matar com apenas uma flechada. O próximo nível era caçar porcos.
Por um fio
A suburi, técnica de uso da espada, era aplicada contra um inimigo imaginário, com uma espada de madeira (bokken), que também podia ser usada em batalhas. Para desenvolver o autocontrole, o aprendiz movimentava a arma rapidamente contra o instrutor, interrompendo o golpe a milímetros do rosto do mestre.
Nada de aposentadoria
Em qualquer idade, o samurai cuidava do preparo físico, levando a resistência do corpo ao extremo. Um dos treinos era ficar parado em pé, nu, na neve ou embaixo de uma cachoeira gelada por até oito horas. Além disso, muitos ficavam sem água, comida ou sono por dias para estar sempre prontos para a guerra.
Preparar, apontar...
Entre os séculos 15 e 17, os samurais usavam armas de fogo: o arcabuz tinha 1,5 m de comprimento, pesava 8 kg e era difícil de recarregar.
Juventude abreviada - Com 12 anos, o samurai já estava pronto para lutar
3 A 7 anos - O aprendiz é alfabetizado, conhece os ideais do samurai (obediência e lealdade ao senhor e não ter medo da morte) e começa a manusear armas de madeira.
8 A 11 anos - Aprende a andar a cavalo e a manusear o arco e flecha (ainda no chão). Começa o treinamento com a bokken e, ao fim desse estágio, já usa a mamorigatana, uma espada de metal leve.
12 anos em diante - Participa de batalhas, na retaguarda,ou executando prisioneiros de guerra e criminosos. Aprende a usar oyumi sobre o cavalo e a lutar com a katana.
Curiosidades:
Musashi, o samurai mais famoso de todos os tempos, preferia usar espada de madeira em combates.
O samurai se matava com a wakizashi quando cometia um erro que levasse à derrota em batalha.
Corpo fechado - Armadura era leve, resistente e feita de vários materiais
Tiro ao alvo - Carregado nas costas, o arco de bambu tinha 2 m de comprimento. As flechas eram de madeira afiada na ponta.
Encarando de frente - A cabeça do guerreiro era protegida por uma máscara (hoate) e por um capacete (kabuto).
Lâminas letais - As espadas mais importantes eram a katana, com 90 cm de comprimento, e a wakizashi, usada em espaços apertados ou no ritual de suicídio (seppuku).
Camadas protetoras - A armadura era formada por uma série de revestimentos de couro, madeira e lâminas de metal.
Consultoria: William Wayne Farris, professor de cultura japonesa da Universidade do Havaí, e William E. Deal, professor de história do Japão da Universidade Case Western. Fonte: Samurai Swords, de Clive Sinclaire.
(Fonte:Mundo Estranho/ Editora Abril)

19 de nov. de 2012

Sangue + Anime

Há Personalidade no Sangue

Você já se perguntou o que se passa com todos os tipos de sangue em celebridade bios e anime? Bem, tipo de sangue, aparentemente, no Japão afeta a personalidade. A idéia começou com Furukawa Takeji e seu papel "O Estudo de Temperamento Através Tipo Sanguíneo", publicado na revista acadêmica Pesquisa Psicológica. Desde então, o tipo de sangue é usada como uma abreviação para a personalidade personagem de anime.
Tipos de sangue são por vezes usados ​​para avaliar a compatibilidade de personalidade e até mesmo ter horóscopos que lhes são inerentes. By the way, cientificamente não há qualquer correlação entre o tipo de sangue sólida e personalidade. Isso não impede que ele seja utilizado como abreviação, fazendo corresponder ou .... bullying. Sim. As pessoas são intimidadas por causa de seu tipo de sangue. Algumas empresas até mesmo as pessoas do grupo com base nos tipos de sangue.
Tipo A
Essas pessoas têm uma resistência arraigada de que os ajuda a manter a calma quando todo mundo está em pânico em uma crise. Eles tendem a evitar o confronto e são muito desconfortáveis ​​em torno de pessoas, essas pessoas são tímidas e retiradas. Eles também buscam harmonia e são muito educados, mas nunca se sentir como eles se encaixam com os outros. Responsável, individual, criativo, artístico e perfeccionista também são características.
Tipo A são retratados como estressados ​​e consciente.
Exemplos no anime: Jet Black, Hyuuga Hinata, Vincent Valentine, Yuffie Kisaragi.
Tipo B
Pessoas com tipo B são o mais prático. Eles são especialistas e seguir as instruções ao pé da letra. Todo o foco é colocado sobre o seu o que eles estão fazendo. Eles manter a sua meta, apesar impossibilidades de alcançá-lo. Eles são individualistas que não cooperam muito bem, preferindo seguir suas próprias idéias. Eles vêm de fora tão frio e grave, porque eles estão focados em seus pensamentos mais do que seus sentimentos.
Tipo B são relaxados e não convencional, mas não ao ponto de ser chato. Off-the-wall e impulsivo, personagens bem significa pertencem a este grupo.
Exemplos no anime: Faye Valentine, Ten-Ten, Tifa Lockhart, Cid Highwind.
Tipo O
Considerado o "melhor" e "média" no Japão, o tipo O são extrovertidos, energético e social. Eles são os mais flexíveis dos tipos sanguíneos. Eles facilmente começar projetos, mas lutam para seguir adiante e dão-se facilmente. Volúvel e inconfiável, o tipo O dizer o que está em sua mente. Eles também valorizam as opiniões dos outros e gostam de ser o centro das atenções. Eles também são extremamente auto-confiante.
Exemplos no anime: Spike Spiegel, Haruno Sakura, Aerith Gainsborough
Tipo AB
Considerado o pior tipo de sangue, AB tem as características de ambos os tipos A e B e oscilar entre eles. Ambos são tímidos e extrovertidos, confiáveis ​​e não confiáveis. Eles não me importo em ajudar os outros, desde que ele está em suas próprias condições. Eles estão interessados ​​em arte e metafísica.
ABS são considerados sensíveis e atenciosos, e não apenas o suficiente para equilibrar as suas características "ruins" (do ponto de vista japonês). Eles são muito imprevisíveis para o gosto japonês. Anime vilões são frequentemente neste grupo.
Exemplos no anime: Uchiha Sasuke, Cloud Strife
Matchmaking
Bem como signos da astrologia, alguns tipos de sangue são pensados ​​para ser mais compatível com alguns tipos do que outros. As revistas femininas, muitas vezes se concentrar em matchmaking através de tipos de sangue.
  • Uma é o mais compatível com A e AB
  • B é o mais compatível com B e AB
  • AB compatível com todos os tipos
  • O é o mais compatível com O e AB
Isso deve desmistificar tipos de sangue um pouco. Os tipos são utilizados de forma abreviada para a personalidade de caráter e dá às pessoas uma idéia de como personagens de anime se relacionam entre si. Um personagem do tipo O não necessariamente se dar bem com um caráter de tipo A. Não há qualquer ciência apoiando a idéia de personalidade a ser influenciada pelo tipo de sangue. Isso não impediu signos astrológicos de ser usado no Ocidente para os mesmos fins. Jornais e programas de manhã tem horóscopos tipo de sangue no da mesma maneira que fazemos com signos astrológicos.
Coreia do Sul também abraça tipagem sanguínea. Tipo B supostamente têm mais dificuldade de encontrar datas e são difíceis de data. Coreia do Sul tem até filmes e músicas que lidam com este "fato".
Fonte:JapanPowered 
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...